domingo, 30 de março de 2014

As Leis de Newton

Isaac Newton foi um físico e matemático Inglês que viveu entre 1643 e 1727. Deixou como marca no mundo importantes teorias e leis da física, entre estas as três leis de Newton e a lei da gravitação universal. Estas leis fundamentaram a mecânica clássica.

Primeira Lei de Newton (lei da inércia)

A primeira lei de Newton diz "Todo corpo continua em seu estado de repouso ou de movimento uniforme em uma linha reta, a menos que seja forçado a mudar aquele estado por forças aplicadas sobre ele.".

Chama-se inércia à oposição que um corpo oferece à alteração da sua velocidade.



A bicicleta desenhada em cima encontrava-se num movimento rectilíneo e, por algum motivo o bonequinho não a travou. Foi contra uma parede e o bonequinho foi projectado para a frente, continuando o movimento que estava a fazer anteriormente. Isto graças à inércia. É por esta razão que o uso de cintos de segurança é indispensável. O cinto impede-nos de ser projectado pelo vidro fora.

Segunda Lei de Newton (lei da dinâmica)

A segunda lei de Newton diz "A mudança de movimento é proporcional à força motora imprimida, e é produzida na direção de linha reta na qual aquela força é imprimida.".


A aceleração de um corpo é tanto maior quanto menor for a massa desse dito corpo.



Pressupondo que esta caixa de madeira pesa 30 kgs, sabemos que a força que o senhor terá de aplicar sobre ela é maior do que se a caixa pesasse 10 kgs. A aceleração será inferior neste caso (em que a caixa pesa 30kgs) do que se a caixa pesasse 10 kgs.

Terceira Lei de Newton (lei da acção/reacção)

A terceira lei de Newton diz que "A toda ação há sempre uma reação oposta e de igual intensidade: ou as ações mútuas de dois corpos um sobre o outro são sempre iguais e dirigidas em sentidos opostos"



Nesta fotografia observamos uma pessoa a saltar à corda. A terceira lei de Newton pode-nos explicar porque é que a pessoa se consegue elevar do chão. Para saltar a senhora empurra o solo (aplica uma força), o chão também exerce uma força de volta com a mesma intensidade porém com direcção oposta e sentido oposto também.

1 comentário: