sexta-feira, 1 de março de 2013

Ondas

Quando se lança uma pedra num recepiente com água num estado calmo causa-se uma perturbação no local onde a pedra caiu. Formam-se depois ondas desde esse ponto até às barreiras do recepiente e uma vez que chegam ao limite repetem-se na direção inversa.

Na propagação de uma onda apenas existe a transferência de energia e não há transporte de matéria. 

Quando estamos na praia e vemos a água perto de nós ela está lá desde quase sempre e não veio dos fundos marítimos ao contrário do que se pensa.

As ondas são divididas em dois grupos:

Ondas mecânicas - são as ondas que se propagam no meio, como por exemplo as ondas de água, ondas sismicas e ondas sonora.

Ondas eletromagnéticas - são as ondas que não precisam de meio para se propagarem, temos como exemplos: as ondas do microondas, os raios-X, raios UV etc...

Outros dois grupos que podemos fazer em relação à direção:

Ondas longitudinais - são aquelas em que a direção da propagação coincidoecom a direção da vibração

Ondas transversais - são as ondas onde a direção da propagação e da vibração são perpendiculares.




Ondas Sonoras

O som é produzido pela vibração de uma fonte sonora. Essa vibração transmite-se através de um meio material até aos ouvidos, onde é percepcionada.

A transmição das vibrações no meio por onde se propagam fazem com que as partículas do mesmo se aproximem muito numas zonas (as cristas) e se afastem noutras (os vales)

Ondas Periódicas

Numa onda periódica as partículas o meio vibram de igual modo. No entanto, no momento y uma das partículas pode se encontrar numa posiçao de equilíbrio (partícula A) e outra abaixo da posição de equílibrio (partícula B) e outra em cima da posição de equilíbrio



características das ondas: 
-frequência
-amplitude
-comprimento da onda
- período

Sem comentários:

Enviar um comentário