segunda-feira, 17 de dezembro de 2012

Velocidade das Reações Químicas (pt 1)

Durante um reação química, os reagentes reagem entre si originando novas substâncias: os produtos de reação. As reações químicas diferem entre si na velocidade a que as reações ocorrem (umas são muito lentas outras são rápidas).

Exemplo: O enferrujamento do ferro é uma reação lenta enquanto que a formação de iodeto de chumbo é rápida.

Como se pode influenciar a velocidade de uma reação?

A velocidade das reações depende da natureza dos reagentes e dos fatores pela qual é influenciada. Estes fatores são por exemplo:

Concentração dos Reagentes
Estado de divisão dos reagentes sólidos
Temperatura
Luz
Presença de catalisadores

Concentração dos Reagentes:

A concentração é um modo de expressar a quantidade de soluto que está dissolvido num determinado volume de solvente.

Atualmente os detergentes líquidos mais comprados e usados são aqueles que são mais concentrados pois são mais eficazes e as quantidades usadas são menores. Os resultados também são mais rápidos.

Podemos assim concluir que quanto maior for a concentração dos reagentes maior é a velocidade da reação.

Estado de divisão dos reagentes sólidos:

Outro fator que modifica a velocidade das reações químicas é o tamanho dos reagentes sólidos, quanto menor for o reagente sólido maior será a velocidade da reação química.

Por exemplo: A serradura arde mais rapidamente do que pedaços de madeira.

Por isso poderemos concluir que: Quanto mais dividido se encontra um reagente sólido, maior será a sua superfície de contacto, ou seja, quanto maior é o estado de divisão dos reagentes sólidos (ou maior superfície de contacto), maior é a velocidade da reação química.


Temperatura:

A temperatura é talvez o fator que no dia-a-dia se revela mais evidente, sabemos que o leite se não for mantido no frigorífico vai azedar com bastante mais rapidez do que se estivesse num local fresco.

Com isto podemos concluir que a velocidade das reações químicas é menos acentuada quando as temperaturas são mais baixas.



Luz:


A luz também é um fator que é evidente no dia-a-dia. Quando pegamos em dois jornais de datas diferentes que já foram lidos sendo um deles de à três meses atrás e outro de hoje conseguimos identificar qual deles é o mais recente, o jornal mais velho será aquele que as folhas apresentam uma tez amarelada, ou seja: O papel muda de cor quando exposto à luz solar.

Podemos então concluir que a luz permite aumentar a velocidade de algumas reações químicas.

Mas noutros casos a luz solar é necessária para que ocorra a reação química. As plantas são incapazes de realizar a fotossíntese se não houver a existência de luz solar. 

















Sem comentários:

Enviar um comentário