domingo, 30 de março de 2014

Movimentos

Um corpo está em movimento se a sua posição ao longo do tempo se altera.
Um corpo está em repouso se a sua posição ao longo do tempo não se altera.

Contudo, o movimento é algo relativo
Se tivermos uma bola em cima de uma mesa plana podemos afirmar que:

  • Esta bola está em repouso em relação à mesa.
  • Esta bola está em movimento em relação a alguém que esteja a passar junto da mesa.
Podemos então afirmar que apenas podemos determinar se um corpo está em repouso ou em movimento tendo em conta outro objecto. A este objecto que se usa para determinar o estado de um corpo dá-se o nome de referencial.


___...___...___...___



Dentro do tema dos movimentos há várias grandezas, como por exemplo:

Distância percorrida (d) - Grandeza escalar. É a trajectória percorrida pelo corpo num espaço de tempo. É o conjunto de todos os pontos ocupados pelo corpo num tempo.

Deslocamento (∆x) - Grandeza vectorial, caracterizada por direcção e sentido. É calculado com a expressão xfinal - xinicial

Rapidez Média - Grandeza escalar. Expressa geralmente em m/s (metros por segundo). Dada pela formula d/t sendo "t" o tempo.

Velocidade - Grandeza vectorial logo é caracterizada por sentido, direcção, intensidade e ponto de aplicação.

Aceleração Média - Representada no SI em m/s^2 (metros por segundo ao quadrado) indica a variação da velocidade ao longo de um período de tempo. Grandeza vectorial. Dada pela fórmula ∆x/∆t.


Tipos de Movimento

Movimento Rectilíneo Uniforme - O m.r.u. ocorre quando a velocidade, sentido e direção de um corpo não se alteram (constantes). Com isto podemos afirmar que a aceleração média do corpo é nula.

Movimento Rectilíneo Uniforme Acelerado - O m.r.u.a. ocorre quando a aceleração média de um corpo passa de nula a um valor positivo. Traduzindo isto para um aumento gradual na velocidade do corpo.

Movimento Rectilíneo Uniforme Retardado - O m.r.u.r. ocorre quando a aceleração média de um corpo passa de nula a um valor negativo. Traduzindo isto para uma "diminuição" gradual na velocidade do corpo.



Ao observarmos o gráfico acima representado podemos reparar na variação da aceleração ao longo do tempo:

  • Entre os instantes O e t1 há um aumento na aceleração média do corpo. Este é um movimento rectilíneo uniforme acelerado (m.r.u.a.)
  • Entre os instantes t1 e t2 não há modificação na aceleração média do corpo. Este é um movimento rectilíneo uniforme (m.r.u.)
  • Entre os instantes t2 e t3 há modificação na aceleração média do corpo de novo. Este é um movimento rectilíneo uniforme retardado (m.r.u.r.)

Para calcular a distância percorrida entre dois instantes calculamos a área da figura no gráfico correspondente aos instantes pretendidos (por exemplo, calcular a distância percorrida durante a aceleração do movimento - calcular a área do trapézio [v0Ot1v1]).

Sem comentários:

Enviar um comentário