sábado, 8 de junho de 2013

A luz (parte 4)

O espectro da luz branca

A maioria das fontes luminosas emite um feixe de luz branca (policromática), que é constituído por mais do que uma radiação monocromática. Este, ao passar para o interior de um meio transparente, como, por exemplo, um prisma, um diamante ou uma gota de água, refracta-se. Cada uma das radiações contidas na luz branca separam-se umas das outras em ângulos diferentes. Forma-se então uma palete infinita de cores que para se generalizar dizem-se que são sete cores: vermelho, laranja, amarelo, verde, azul, anil e violeta


 

O arco-íris

Quando a luz do sol incide numa gota de água ocorre o mesmo fenómeno que acontece com o prisma acima representado. A luz refracta-se (porque houve uma mudança do meio óptico) e muda de direção no seu interior. A luz branca é constituída por várias radiações que dentro da gota de água cada uma delas vai viajar a uma certa velocidade diferente, isto é a dispersão da luz branca.


 
Porque é que os objectos têm cor?

A cor não é uma propriedade dos objectos, os objectos têm cor de acordo com a luz que os ilumina. Um corpo pode absorver, reflectir ou transmitir determinadas radiações daquela que recebe.


As cores primárias da luz estão representadas acima. Elas são apenas três: vermelho, azul verde. A sobreposição destas três cores origina o branco. A junção das cores primárias umas com as outras dão origem às cores secundárias.

vermelho + azul = magenta

vermelho + verde = amarelo

verde + azul = ciano

Uma cor secundária e a cor primária que não lhe deu origem são cores complementares (ex.: amarelo e azul/ciano e vermelho). Resumindo: Duas cores complementares quando juntas formam o branco.

Cor dos objetos opacos

Os materiais opacos são os que não deixam a luz passar por eles, absorvendo ou refletindo a luz que lhes incide total ou parcialmente.


Esta camisola quando iluminada com luz branca absorve todas as suas radiações.


Esta camisola quando iluminada com luz branca reflete todas as suas radiações.


Outros objectos que apresentam outras cores que não o preto e o branco absorvem selectivamente algumas radiações e outras são reflectidas.

  • um cravo vermelho quando iluminado com luz branca absorve preferencialmente luz ciano
  • uma rosa que absorve preferencialmente luz azul é uma rosa amarela

Porém o que acontece quando um objecto é iluminado por uma luz que não é branca?

  • uma flor "vermelha" quando iluminada por luz verde apresenta a cor preta e as suas folhas continuam verdes
  • uma flor "vermelha" quando iluminada por luz vermelha apresenta a cor vermelha e as suas folhas ficam pretas
  • uma flor "vermelha" quando iluminada por luz azul apresenta a cor preta tanto nas suas pétalas como nas suas folhas
  • uma flor "vermelha" quando ilumina por luz vermelha e verde apresenta cor vermelha nas pétalas e verde nas folhas.

Sem comentários:

Enviar um comentário