sábado, 1 de junho de 2013

A Luz (parte 1)

A luz propaga-se em linha recta e radialmente em todas as direcções sempre que o meio seja o mesmo. Cada uma das direcçõed rectilínias segundo a qual se propaga a luz chama-se raio luminoso. As fontes luminosas emitem feixes de raios luminosos.
Podemos classificar os feixes de luz quanto a sua propagação no meio:





  • Materiais transparentes - São materiais que se deixam atravessar pela luz, permitindo uma visão nítida através deles. São exemplos de materiais transparentes, o vidro, o acrílico ou o papel celofane.
  • Materiais translúcidos - São aqueles que só permitem a passagem parcial da luz, sendo impossível ver com nitidez através deles. O vidro fosco, o papel vegetal ou a gelatina são exemplos de materiais translúcidos.
  • Materiais opacos - São aqueles que não se deixam atravessar pela luz, ou seja, através deles não é possível ver os objectos. Os metais, a madeira ou o granito são exemplos deste tipo de materiais.

    A Luz não se desvia dos obstáculos!

    De acordo com o material onde é incidida a luz pode haver a criação de sombra e de penumbra.

    Quando o material que passa é transparente ou translúcido não há a criação de sombra ou de penumbra.

    Quando a luz incide num objecto opaco esta não passa, criando uma sombra e/ou penumbra. Como a luz tem uma propagação rectilínia atrás desse objecto vai haver a formação de uma sombra: Esta é totalmente escura pois não recebe luz absolutamente nenhuma e pode haver também a formação da penumbra: Esta apresenta uma cor cinzenta mais clara pois recebe parte da luz.


    Triângulo de Visão

    Um corpo não luminoso pode ser visto pelo observador se houver um corpo luminoso e esse corpo estiver a incidir a sua luz sobre o objecto a ser estudado. Isto é o triângulo de visão.



    Reflexão da Luz

    A reflexão da luz é a mudança de direcção ou de sentido dos raios luminosos quando incidem certas superfícies, continuando a luz a propagar-se no mesmo meio óptico. Nas superfícies muito bem polidas (água parada, mármore nas bancadas das cozinhas...) ocorre a reflexão regular da luz (ou simplesmente reflexão). Nas superfícies mais rugosas (paredes ou água depois de lá cair uma pedra) ocorre uma reflexão difusa da luz (ou simplesmente difusão da luz).



    Leis da reflexão da Luz

    1. O raio incidente, o raio reflectido e a normal estão no mesmo plano;
    2. Os ângulos de incidência e de reflexão são iguais (mesma amplitude).

    i = incidente ||| r = reflectido ||| N = normal

Sem comentários:

Enviar um comentário